4 motivos que explicam por que Curitiba é uma cidade inspiradora

Em Cotidiano por NexFaça um Comentário

Curitiba é uma cidade que inspira pessoas por todo o Brasil. Seja por seus inconfundíveis cartões-postais, seus táxis laranjas ou por reunir uma imensidade de culturas diferentes, a verdade é que muita gente olha para a Cidade Sorriso procurando inspiração.

Por isso, aproveitando que hoje é 29 de março, dia em que nossa querida capital do Paraná completa 324 anos, decidimos listar quatro motivos que explicam porque Curitiba é uma cidade tão inspiradora.

  • Os lugares

Curitiba não tem um marco natural como o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e nem um aglomerado de modernos arranha-céus como São Paulo. Mesmo assim, muitas das suas paisagens são inconfundíveis: o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Calçadão da Rua XV são apenas alguns dos principais exemplos. Nenhum pode ter a envergadura de ser um cartão-postal nacional, mas com certeza todo eles carregam um pouco da alma curitibana.

FOTO: Creative Commons

FOTO: Creative Commons

  • O clima

Uma das principais brincadeiras que os curitibanos fazem é que em Curitiba você pode passar pelas quatro estações do ano num mesmo dia. Por exemplo, é possível aproveitar o calor da manhã para correr no Parque Barigui, apreciar o clima mais ameno da tarde para ver as cerejeiras florescendo no Jardim Botânico e ainda vestir uma jaqueta para se proteger do friozinho da noite e tomar uma sopa ou um chocolate quente em algum restaurante de Santa Felicidade.

Mas tudo isso, é claro, sem esquecer o guarda-chuva em casa. Afinal, nunca se sabe quando é que o tempo pode fechar.

  • O pioneirismo

Quem passeia por Curitiba certamente encontra vários elementos pouco comuns a outras cidades do país. Eles refletem um pouco do pioneirismo que a cidade sempre teve.

As estações-tubo e os ônibus biarticulados, por exemplo, refletem a inovação presente no transporte público desde a década de 70. Da mesma forma, a arquitetura da Rua 24 Horas (que hoje não é tão 24 Horas assim) nos lembra o desenvolvimento comercial e as dezenas de parques e áreas verdes de toda a cidade demonstram o planejamento voltado para a qualidade de vida.

  • As pessoas

Uma das maiores lendas urbanas que envolve a capital do Paraná é de que seus moradores são fechados e antipáticos. Mas quem conhece Curitiba de verdade sabe que isso não passa de um boato.

Historicamente, a cidade sempre foi um polo de imigração. Isso fez com que o intercâmbio cultural sempre fosse uma característica muito presente, o que se reflete no comportamento do curitibano. E pra tirar isso à prova é só sair nas ruas: você sempre vai encontrar algum espaço ocupado por gente fazendo festa, conversando alto e se divertindo. Afinal, Curitiba não ganhou o apelido de cidade sorriso por acaso.

Eduardo_Macarios_300616_nex_0028

É claro que nenhum dos motivos dessa lista é uma unanimidade. Cada pessoa pode ter a sua razão para achar Curitiba uma cidade muito inovadora e especial. Por isso queremos saber qual é o seu. Conta pra gente nos comentários!

Sobre o Autor

Nex

Deixe seu comentário