Como controlar a ansiedade no trabalho?

Em Trabalho por Nex1 Comment

O trabalho é algo fundamental na vida de pessoas do mundo todo. Mais importante do que a garantia de uma renda mensal, a vida profissional é, muitas vezes, responsável por trazer proposito à vida das pessoas. Tanto é que as profissões quase sempre estão ligadas à personalidade de cada um, desde médicos, escritores e atletas até empresários, advogados e arquitetos.

Ainda assim, não é raro encontrar alguém que esteja estressado, desmotivado ou infeliz com a profissão que exerce. Muitas coisas contribuem pra isso, como remuneração, volume de trabalho, ambiente competitivo, etc. Tudo isso faz com que as pessoas passem a enxergar sua vida profissional como um fardo, gerando muita ansiedade que afeta a produtividade no dia a dia.

ENTENDENDO, ASSUMINDO E ESCREVENDO

O primeiro passo para contornar esse problema é entender e assumir que ele é real. Por mais que você enxergue muitas coisas negativas na sua vida profissional, ficar só reclamando e se lamentando não vai mudar muita coisa. A ansiedade é um mal que atinge milhões de pessoas no mundo todo, então você não precisa se achar anormal por enfrenta-la.

Um bom primeiro passo é tentar passar tudo o que você está sentindo para o papel. Muitas vezes acabamos guardando e remoendo nossas angústias sozinhos por muito tempo, fazendo com que nossos problemas acabem assumindo um tamanho muito maior do que normalmente são. Por isso, colocar todas essas preocupações pra fora, mesmo dessa forma individual, já pode ajudar você a se sentir mais leve e tranquilo para começar a superar o que lhe aflige. Depois que você escrever algumas coisas, pode até perceber que alguns problemas nem fazem tanto sentido assim. Só estavam criando forma dentro da sua cabeça.

EXERCÍCIOS SIMPLES, SOLUÇÕES PRÁTICAS

Depois de entender melhor os seus problemas e enxergar qual é o tamanho verdadeiro de cada um deles, é hora de começar a resolve-los.

Um dos maiores problemas da ansiedade no trabalho é aquela sensação de que você não é capaz de resolver as tarefas do dia a dia e que, mesmo quando as faz, acaba não sendo competente. Uma boa forma de lidar com isso é se organizando melhor, entendo quais são todas as coisas que você precisa fazer naquela semana e quanto tempo tem para cada uma delas. Parece algo simples, mas, muitas vezes, quando temos uma semana cheia no trabalho, nosso primeiro pensamento é “não vou dar conta de fazer tudo isso”. Mas a verdade é que você vai! Só precisa ser mais gentil e paciente com você mesmo.

Uma das metodologias de organização mais conhecidas é a GTD (Getting Things Done), formulada pelo americano David Allen. Ela parte do principio de que, para o dia ser produtivo, você precisa antes registrar todas as suas tarefas em algum lugar (seja um pedaço de papel, um e-mail, uma gravação, etc) e deixar sua mente vazia. Ou seja, quanto mais coisas estiverem dentro da sua cabeça, mais difícil será a sua produção.

Um guia bem simples para executar a GTD tem apenas 5 etapas:

  1. Entender tudo o que você precisa fazer no dia e passar essas tarefas para algum lugar
  2. Elencar sua prioridades, com base no tempo e na complexidade que cada tarefa vai demandar
  3. Organizar sua lista para tê-la sempre por perto e consultá-la quando for necessário.
  4. Executar cada tarefa de uma vez, sabendo que cada uma delas é a coisa mais importante que você tem pra fazer naquele momento.

PARE, RESPEIRE E CONTINUE

É importante reservar um tempo pra você sempre que sentir que a ansiedade está incomodando. Faça pausas eventuais para tomar um café ou fazer alguma coisa que você goste (e que de preferência esteja distante do seu ambiente de trabalho). Muitas pessoas dissipam os pensamentos ansioso apenas parando para respirar profundamente por alguns minutinhos.

A meditação é uma técnica que ajuda você a lidar com isso de maneira mais simples. Prestar atenção na sua respiração, focando sua atenção nas partes do seu corpo que se movimentam na hora da respiração já é um bom começo. Também tente focar sua atenção em algum ponto fixo a sua frente enquanto escuta uma música ou um mantra bem relaxante. Fizemos um post aqui no blog um tempinho atrás falando só sobre meditação. Dá uma olhada depois!

Fazer exercícios físicos também ajuda bastante, assim como ter projetos pessoais. Dessa forma, você afasta pra longe a sensação de que vive para trabalhar e trabalha para viver.

É importante dizer que cada pessoa lida com a ansiedade de forma diferente. Então, se você sentir que precisa de ajuda profissional, por exemplo, não hesite em procurá-la. O importante é que no final o seu trabalho se torne uma parte importante do seu propósito de vida e não o contrário.

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Nex

Comments

  1. Ja faz oito anos que sofro de ansiedade, tomo remédio, porem não entendo por que,tenho reacaida de ano ,ano,porem também reconheço que a rotina agrava mt,tento mudar,ainda não consegui, pois tenho compulsão,não consigo ver as coisas desarrumando, estou praticamente ativa 24 horas,mas agradeço pela dica.

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