Jogar videogame aumenta a sua produtividade no trabalho. Sério.

Em Produtividade por NexFaça um Comentário

Videogames são sinônimos de sedentarismo para muita gente. Afinal, ficar horas e horas sentado em frente a uma tela, apertando uma série de botões não parece ser uma atividade que traz muitos benefícios para o corpo. Mas a verdade é que as coisas não são bem assim.

Apesar da jogatina em excesso ser um fator que pode sim prejudicar a saúde e a vida social de alguém, jogar alguns minutinhos por dia pode trazer alguns benefícios interessantes para quem busca ser mais produtivo.

Um estudo realizado pela Universidade de Londres concluiu que pessoas que costumam jogar até cinco horas por semana demonstram maior poder de decisão, aprendem melhor com seus erros e também têm mais capacidade de reter informações importantes.

Ou seja, na medida certa, jogar um pouquinho de Fifa ou The Sims todos os dias ajuda você a render mais nas tarefas diárias.

APERTE O PAUSE

Fazer pausas durante o dia para descansar um pouco é algo bem comum.

Escritórios de grandes empresas, principalmente daquelas que precisam explorar bastante a criatividade dos seus funcionários, até possuem áreas de recreação interna com diferentes opções de lazer, incluindo videogames.

Parar o trabalho por alguns minutinhos e jogar um pouco ao lado dos colegas acaba sendo benéfico em vários sentidos. Além de, naturalmente, aliviar o estresse acumulado, renovar as energias para voltar ao trabalho e gerar satisfação pessoal, você também pode estreitar os laços com as pessoas do seu ambiente profissional e aprender a trabalhar melhor em equipe ao lado delas. Não que jogar uma missão no GTA ao lado do seu colega seja a mesma coisa que fazer um relatório de metas, mas pelo menos te ajuda a entender melhor como ele pensa e age no dia a dia.

E lembre-se que tudo isso também vale para aplicativos e joguinhos de celular, que são uma opção simples e prática para quem trabalha em um local que não possui uma área de recreação.

VIDEOGAME REJUVENESCE?

O entretenimento proporcionado pelos videogames também podem trazer consequências positivas que vão além do ambiente de trabalho. A Universidade de Konstanz, na Alemanha, fez uma pesquisa com mais de 15.000 funcionários de empresas alemãs e concluiu que aqueles que jogam videogame semanalmente se sentiam 4 anos mais jovens do que realmente eram, fazendo com se sentissem aptos a realizar mais tarefas durante o dia.

Ou seja, o simples fato de relaxar e exercitar o cérebro com frequência por meio dos jogos já ajuda a melhorar o bem-estar e a produtividade de uma pessoa. Isso mostra que, usado do jeito certo, o videogame pode ser uma interessante ferramenta de trabalho e não só um chamariz para o sedentarismo como muita gente ainda pensa.

Você concorda com tudo isso e acha que o videogame pode ajudar na produtividade? Conta pra gente nos comentários!

Sobre o Autor

Nex

Deixe seu comentário