O escritório da OLX no Rio de Janeiro é difícil de desapegar.

Em Trabalho por NexFaça um Comentário

No finalzinho do ano passado, a OLX inaugurou sua nova sede no Rio de Janeiro. A empresa, que é uma das referências nacionais no setor de e-commerce, decidiu se mudar para um novo prédio por dois motivos: 1) unir as equipes, que antes ficavam em dois prédios separados e 2) criar um ambiente que refletisse melhor a cultura de inovação e pioneirismo da companhia.

Foram investidos cerca de R$5 milhões para abrigar 350 funcionários num escritório de 2.600m² e três andares, localizado na Zona Sul da capital fluminense com uma bela vista para o Largo do Machado. O conceito do empreendimento é sustentado por 3 pilares: diversão, integração e liberdade. E é possível perceber tudo isso ao bater os olhos no ambiente pela primeira vez.

CULTURA DE DIVERSÃO

Ao entrar no escritório, o que de cara chama a atenção é um escorregador colorido que liga os três. Existe uma escada ao lado, mas parece ser muito mais legal e divertido se locomover pela sede deslizando pra lá e pra cá. Além disso, a diversidade de cores está presente em todos os cantos do ambiente. São mesas roxas, cadeiras verdes, sofás cor-de-rosa… Tudo para espantar para bem longe qualquer sinal de rotina e monotonia.

Um dos três andares do escritório é exclusivamente dedicado à recreação dos funcionários, com televisões, videogames e mesas de sinuca, pebolim e pôquer. Ali é praticamente proibido falar sobre trabalho e os objetivos mesmo são promover a integração e a convivência entre os funcionários, além de, é claro, estimular um pouco mais a inovação e a criatividade de cada um.

INTEGRAÇÃO, LIBERDADE E PLANEJAMENTO

A principal preocupação da OLX com sua nova sede era criar um espaço democrático e de relações horizontais, fugindo de salas fechadas, cubículos e divisórias. Ou seja, a maioria dos espaços foram pensados para acomodar reuniões informais ou até mesmo serem utilizados como estações de trabalho, com tamanhos variados e flexíveis.

Também existe uma área comunitária com um palco onde, uma vez por mês, acontece um encontro de todos os funcionários com o presidente, onde eles podem fazer qualquer pergunta. Esse tipo de prática é muito comum em empresas globais de tecnologia, como o Facebook e o Google, já que torna a figura do chefe mais próxima e deixa a estrutura hierárquica da empresa menos rígida.

Juntos, todos esses fatores contribuem para criar uma cultura saudável de trabalho. As pessoas não se sentem tão atadas às relações rígidas de trabalho, ainda tão comum em empresas do mundo todo e se sentem parte de uma empresa mais humana, que acima de tudo visa o bem-estar para extrair o máximo de produtividade de quem faz parte de seus quadros.

 O que você achou do escritório da OLX no Rio de Janeiro? Conta pra gente nos comentários!

As fotos são

Sobre o Autor

Nex

Deixe seu comentário