O que é preciso fazer para ter um bom networking?

Em Trabalho por Nex1 Comment

O networking é um dos pilares mais importantes dentro da vida profissional de qualquer pessoa. Conhecer gente nova e desenvolver relações pessoais são processos fundamentais para construir uma carreira longa e de sucesso. Através dele, é possível se aproximar de pessoas com objetivos e propósitos similares, abrindo portas para o desenvolvimento de novos projetos, contratos e oportunidades. Por isso, é muito importante saber como proceder na hora de fazer novos contatos.

O primeiro passo é entender que networking não é sinônimo de puxa-saquismo e sim de relacionamento. Por mais que o objetivo final seja criar uma conexão profissional sólida, isso deve ser feito de maneira natural. Busque encontrar pontos em comum entre você e seu contato para desenvolver conversas de um jeito leve. Deixe a questão dos negócios surgir de forma espontânea.

FORMANDO UMA BASE

Com isso em mente, é importante identificar por onde iniciar a construção de uma rede. Uma boa ideia é começar reforçando sua relação com antigos contatos, sejam colegas de trabalho, amigos de faculdade ou do colégio. Além de ser mais fácil fortalecer uma relação com pessoas que você já conhece, isso também ajuda a ir se acostumando e pegando confiança para lidar com desconhecidos depois.

Por isso, não esqueça de ligar às vezes pra aquele amigo com quem você não conversa a algum tempo e marcar um café. Podem existir muitas oportunidades onde você menos imagina.

MANTENDO UMA RELAÇÃO DURADOURA

Quando estiver conversando com alguém que você acredita que tenha potencial para ser um contato bom dentro do seu networking, não esqueça que é fundamental demonstrar entusiasmo a todo momento, principalmente fazendo perguntas e demonstrando interesse. Da mesma forma, dê abertura para que a pessoa também demonstre entusiasmo por você, ouvindo atentamente seus questionamentos e comentários.

Uma vez que a conexão esteja estabelecida, lembre-se também que a relação deve ser recorrente e não pautada em necessidades pontuais. Afinal, a ideia é ter um networking e não um cabide de favores, não é mesmo?

Para que seu círculo de contatos fique ainda mais forte, é interessante que você busque criar conexões dentro da sua própria rede. Ou seja, talvez seja uma boa apresentar aquele seu colega de trabalho que gosta de futebol ao seu amigo que tem uma loja de artigos esportivos. Além de fortalecer sua própria rede, dessa forma você colabora para que mais oportunidades surjam dentro de círculos próximos da sua realidade.

Por fim, é fundamental ter uma cabeça aberta para conhecer novas pessoas e conceitos a todo momento. Estar inserido em um ambiente repleto de pensamentos diferentes é fundamental. Aqui no Nex presenciamos conexões acontecendo o tempo todo. Por que você não vem passar um dia com a gente para ver se não conhece alguém interessante? Vamos te receber de braços abertos!

Sobre o Autor

Nex

Comments

Deixe seu comentário