O que são organizações exponenciais e como ser uma delas

Em Trabalho por Nex CoworkingFaça um Comentário

O que Airbnb, Uber, Tesla e Google têm em comum? Além de serem empresas jovens, todas elas são muito inovadoras a ponto de transformar consideravelmente a sociedade. Há poucos anos, táxi era o meio de transporte oficial dos que não queriam pegar ônibus ou dirigir seus próprios carros, enquanto hoje o Uber domina o celular da maior parte da população (viu só? Essas empresas mudaram a forma das pessoas se relacionarem e viverem!). Por conta de diversas características muito específicas que apresentam, essas empresas são consideradas Organizações Exponenciais, ou OEs.

Enquadram-se como Organizações Exponenciais as empresas cujo impacto é desproporcionalmente grande, geralmente 10 vezes maior que o das companhias “convencionais”, que costumam usar recursos escassos. Essa influência se dá por meio da adoção de novas tecnologias, big data, novos algorítmos e outros detalhes que vamos abordar aqui no texto.

Organização tradicional x Organização Exponencial

Vamos usar o Airbnb para você entender a diferença entre uma empresa convencional vs. uma Organização Exponencial. No passado, uma rede hoteleira com vontade de ser realmente grande, precisava fazer investimentos absurdos na construção de novos hotéis. Apenas tendo vários prédios espalhados pelo mundo, com diversos andares e muitos quartos disponíveis é que ela conseguiria ofertar uma quantidade interessante de vagas para os consumidores e, consequentemente ser uma gigante. Porém, imagine o tempo que é necessário para construir esses edifícios, a mão de obra para manter essas unidades funcionando, sem contar a degradação dos edifícios, equipe de atendimento, etc.

Na contramão, vem o Airbnb, que, mesmo sem ter nenhum edifício próprio, hospeda milhares de pessoas por dia e atualmente é avaliado em dezenas de bilhões de dólares. Para isso, a empresa utiliza muita informação, tecnologia e uma comunidade engajada. Consegue enxergar essa diferença?

Propósito de Transformação Massivo (PTM)

Uma característica presente nas OE é o Propósito de Transformação Massivo. Pensar pequeno não faz o perfil dessas companhias. Elas querem dominar o mundo e transformar a sociedade como um todo, não apenas uma pequena região. Elas focam num propósito gigante e contam com as seguintes características para atingir seus objetivos.

Equipe sob demanda: contar com um grande time fixo é uma característica das empresas convencionais. As Organizações Exponenciais, em busca de seu PTM, precisam de pessoas que dominam novas habilidades, são bem informadas e conectadas. Para isso, em geral, trabalham com times sob demanda, quando esses profissionais são necessários (sim, as gigantes que nós citamos no começo do texto contam com grandes equipes, mas estão sempre dispostas a chamar consultores e especialistas para trabalhar em projetos específicos).

Algoritmos: atualmente, existe algoritmo para tudo! Eles são fundamentais para que as empresas não percam tempo ou corram os riscos das falhas humanas.

Comunidades: as Organizações Exponenciais aproveitam as comunidades online para encontrar novas ideias e promover os seus novos serviços.

Engajamento: o engajamento dessas comunidades é fundamental para que as boas ideias sejam passadas para a frente. A mensagem é compartilhada livremente e de maneira escalável.

Como criar uma Organização Exponencial

Uma empresa convencional pode se adaptar e tornar-se uma OE. O primeiro passo para isso é contar com uma liderança visionária e atual, que esteja disposta a estudar e desenvolver-se. Acreditar que se é um especialista em determinado assunto não combina com o perfil das OEs: nos dias de hoje, um conhecimento específico tem “validade” de apenas cinco anos. Portanto, estar constantemente estudando é fundamental.

Além disso, é importante ser ágil. Processos e quadros de metas que duram anos não fazem uma empresa crescer exponencialmente. É importante adotar o modelo de Lean Startup, no qual ideias são testadas, validadas e até descartadas de uma maneira rápida.

Sabendo disso, aqui vai um modelo básico para quem deseja ter uma empresa de crescimento exponencial.
Definir um Propósito de Transformação Massivo

Pergunte o que você quer mudar e que problema quer resolver.

Construa uma comunidade que se identifica ao seu PTM

Não adianta nada você solucionar um problema que ninguém tem. Para garantir que a sua ideia seja escalável, é necessário contar com uma comunidade que tem uma visão parecida com a sua.

Crie um time de sucesso

Escolha os melhores profissionais da sua rede. Eles devem ser visionários, abertos a novos desafios e muito hands on.

Construa uma ideia disruptiva

Falando dessa maneira parece que é fácil ter uma ideia disruptiva do nada, né? Mas uma ideia inovadora é fundamental para o nascimento de uma OE. Com a ajuda do time certo, elas conseguem pensar num modelo diferente, que parece até meio maluco num primeiro momento (hospedar as pessoas na casa de completos estranhos?! Oi?!).

Coloque essa ideia no Canvas

Use a metodologia Canvas para mapear as possibilidades que essa ideia disruptiva traz para o seu negócio.

Construa um MVP

É hora de fazer um produto mínimo viável para validar se essa ideia é muito maluca ou realmente faz sentido!

Valide a ideia

Teste a sua ideia e veja se ela consegue chegar no público sem a necessidade de grandes investimentos ou com um custo rentável. Aqui, o acompanhamento de métricas, é fundamental. Organizações Exponenciais são data driven. Informação em tempo real é tudo para elas.

Escale a ideia

A partir do momento que você percebe que a sua ideia é rentável e faz sentido, é importante escalar o projeto. Nesse processo, você vai contar com a sua comunidade, os seus funcionários sob demanda e muito análise de dados.

Reinvente-se sempre

A partir do momento que você cria uma Organização Exponencial, deve pensar constantemente no que pode fazer para que a empresa continue sendo um sucesso. Pense em novos produtos, crie novas soluções, converse constantemente com a sua comunidade, etc.

——
Este texto foi baseado no livro Organizações Exponenciais, de Salim Ismail. Se você tem interesse no tema, sugerimos fortemente que leia essa publicação. Ela vai te passar informações com muito mais profundidade e te ajudar a tirar a sua ideia do papel.

Sobre o Autor

Nex Coworking

Deixe seu comentário