Sim, meditar é um saco. E agora?

eduardo_macarios_120515_nex_0005A cena de tirar horas do seu dia para meditar já te faz revirar os olhos? Aquele papinho de que é preciso ficar sem pensar em nada durante a meditação não faz sentido para você? Pensar em ficar sentado de pernas cruzadas com uma postura perfeita te dá preguiça?

Pois é… nós concordamos contigo. Tudo isso aí faz com que a meditação pareça uma CHATICE. E a verdade é que começar a meditar com esse mindset faz com que a prática realmente seja um saco e difícil de manter.

Mas a questão é: meditar não precisa ser assim.

Esqueça a ideia de que é importante meditar por horas. Cinco minutos já são suficientes.

Não acredite em ninguém que fala que você precisa ficar sem pensar em nada (quem é que consegue realmente esvaziar a mente, pessoal?!).

Essa ideia de perna cruzada não é exatamente necessária. Pode ficar numa cadeira, mesmo.

Sim, você já deve ter percebido que nós somos fãs da meditação. E pretendemos fazer com que você pelo menos considere tentar meditar até o final deste texto.

Quais são os benefícios das meditação?

Se a meditação não trouxesse resultados, não teria tantos praticantes, né?!

Alguns dos benefícios trazidos pela prática constante da atividade são:

  • aumento da concentração
  • alívio da ansiedade
  • diminuição de dores crônicas e depressão
  • fortalecimento do sistema imunológico

Duvida que ela é capaz de tudo isso? Então comece a praticar a atividade o quanto antes e veja os resultados 😉

E como posso começar a praticar a meditação no meu dia a dia?

Está começando a ficar com vontade de meditar? Então sente confortavelmente numa cadeira, num local calmo e silencioso e respire fundo.

A ideia não é que você esvazie a sua mente, mas sim que não se prenda a algum pensamento específico.

Para isso, você pode utilizar algumas técnicas, como:

Prestar atenção na sua respiração, sentindo a passagem do ar pelas suas narinas e também quais partes do seu corpo se movimentam ao respirar.

Focar a sua atenção em algum ponto fixo, como a chama de uma vela, por exemplo.

Ouvir algum mantra e se concentrar na música (eles, em geral, são lindos!).

O bom é que você também pode contar com a ajuda de alguns aplicativos, que facilitam a prática. Os nossos favoritos são:

Headspace
Este app é ótimo para quem está começando a meditar e não sabe muito bem o que fazer. Nele, um narrador guia a prática, sugerindo respirações, contagens e o que fazer quando a mente começa a desfocar.

5′ eu medito
Esse aplicativo de meditação é bem simples: ele toca uma musiquinha relax por 5 minutos, um bom tempo para a prática.

Prana Breath
Este aplicativo traz uma série de exercícios respiratórios que podem te ajudar na meditação.

Onde meditar?

O bom da meditação é que ela não exige nenhum tipo de estrutura. Para se dedicar à prática você só precisa de algum ambiente tranquilo com um espaço para sentar (pode até ser no chão!).

Você pode fazer na sua casa, ou — se trabalhar no Nex — dentro de um estúdio ou cabine telefônica, por exemplo.

Prefere meditar ao ar livre? Se estiver no Nex Curitiba, a nossa dica é aproveitar o deck ou então a Praça do Japão. Se estiver no Nex Rio, pode ir para o terraço ou então para a Praça Paris.

Você tem o hábito de meditar? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários! Vamos adorar saber como a prática deixou a sua vida melhor.

4 Comentários


  1. Eu achava meio que perda de tempo até minha ansiedade me paralisar e, entre terapias e remédios, eu ter que olhar com outros olhos para a meditação… como um remédio que é necessário tomar todos os dias para equilibrar o corpo e mente.

    Medito há alguns anos e atualmente pratico a Vipassana. É impressionante a diferença entre os dias que medito e os que não. Hoje, eu medito uma hora por dia mas, para os que acham muito, eu confirmo os efeitos amenizadores de uma boa meditação feita por 10-15 min. E esse tempo todo mundo tem, vá? 🙂

    A gente sai do automático e começa a perceber coisas que antes passava por desapercebido. Minha clareza para resolver embates tb deu um guinada! Quando a gente esvazia a cabeça de coisas bagunçadas, libera espaço para arrumar outras com mais calma e organização. 🙂

    O curso de meditação de 10 dias do Vipassana é transformador… para quem se interessar… super indico!!!!!

    Metta! ♥

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  2. Eu pratico as técnicas da Arte de Viver há 3 anos e recomendo MUITO. São perfeitas para nossas mentes ocidentais atuais e o resultado é imediato e impressionante (logo que você sai do curso já entende que o negócio vale a pena). Cada pessoa tem benefícios diferentes, que estão relacionados, obviamente, às insatisfações anteriores que ela tinha. Pra mim foi uma redução drástica no nível de ansiedade (que não era fraca). Como resultado virei voluntária da organização hehe =) link: http://www.artedeviver.org.br

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  3. Marco Dantas

    Indico o aplicado Zen para iniciar a meditar. App completo com frases motivacionais, diversas meditações e muitos sons para relaxar.

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