Upcycling e uma iniciativa incrível que reutiliza garrafa pet com estilo

Em Novidades por Nex CoworkingFaça um Comentário

Na época de escola, você certamente aprendeu que reciclar é algo muito importante. A necessidade de separar cada tipo de lixo é algo repetido com frequência e já faz parte do nosso cotidiano. Porém, existe uma tendência que está ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil e que promete dar um fim ainda melhor para os materiais inutilizados do que a reciclagem: o upcycling.

Upcycling é o termo utilizado para denominar o processo de reutilização de objetos e materiais. Se por um lado a reciclagem exige uma série de processos químicos — que gastam muita água e energia—, o upcycling vai além e torna-se mais sustentável. A ideia desse processo é reutilizar um determinado objeto preservando as suas características originais. Um exemplo seria um móvel antigo e sem uso que é repaginado e ganha uma nova versão, ou então uma blusa antiga da época da sua avó, que é customizada e torna-se um colete moderno e exclusivo.

A origem do upcycling

O termo upcycling foi utilizado pela primeira vez lá em na década de 1990, pelo ambientalista alemão Reine Pilz. Porém, começou a ganhar notoriedade apenas em 2002, quando foi citado no livro Cradle to Cradle: Remaking the Way we Make Things. Nesse material, os autores Michael Braungart e William McDonough comentam que o objetivo do upcycling é reduzir o consumo de novas matérias-primas e dos processos industriais necessários durante o processo de reciclagem.

Que empresas acreditam no upcycling

Existe uma série de empresas por aí que já são fãs de carteirinha do processo de upcycling e você nem sabia. Conhece aqueles calçados incríveis da marca Insecta? Muitos tecidos utilizados por essa marca vieram de camisas com estampas bonitas e que estavam sem uso.

Sabe a Hermès? Durante a produção das suas luxuosas bolsas de couro ou dos lenços que são ícones da grife, a marca acaba tendo uma grande sobra de materiais. Em vez de jogar fora, sua equipe criativa transforma o que seria lixo em objetos de design.

Além delas, existem uma série de outras empresas que transformam embalagens de salgadinho em mochilas, toldos plásticos em bolsas, itens de construção em móveis e garrafas pet em garrafas que podem ser utilizadas para sempre.

Gostou desta última alternativa?! Então você precisa conhecer a Dopper UP!

O que é essa tal Dopper UP!?

A Dopper UP! é um projeto de garrafinha d’água que une design e sustentabilidade. Criada a partir do upcycling de cinco garrafas pet, a Dopper é uma garrafinha que também se transforma em copo.

A Dopper foi fundada na Holanda em 2010 e faz parte do movimento global de Empresas B (que pretendem causar um impacto positivo no mundo com os seus negócios). Apaixonada pela ideia da marca, Ellen Sluis é embaixadora da Dopper aqui no Brasil desde 2015. Com o apoio da jornalista Estefani Medeiros e as embaixadoras Elisa Favre e Sandra del Soldato, criou uma campanha na plataforma de crowdfunding Benfeitoria, para desenvolver uma versão brasileira dessa garrafinha, a Dopper Up!, contribuindo para a nossa economia local e também diminuindo o impacto ambiental que as garrafas descartáveis causam nos nossos oceanos.

Se você quer ajudar a diminuir as garrafas plásticas que, a cada dia, tomam mais espaço no nosso ambiente, contribua com a campanha da Dopper UP! As garrafinhas são práticas, inovadoras e muito coloridas. Olha só:

Colabore com a campanha clicando aqui.

Você conhece alguma outra iniciativa bacana de upcycling que deveria ser divulgada nos canais do Nex Coworking? Então compartilhe a sua dica nos nossos comentários!

Sobre o Autor

Nex Coworking

Deixe seu comentário